O Atendimento Educacional Especializado nas escolas tem como foco
principal desenvolver a aprendizagem dos alunos que nela estão inseridos,
melhorando seu desempenho na sala regular. Esse trabalho não é isolado, envolve
várias instâncias na escola. Os professores e alunos da sala regular,
coordenadores, a direção, enfim, toda a equipe pedagógica. As famílias também
tem sua importância no desenvolvimento desse trabalho. Seu apoio e participação
são muito importantes para alcançar os objetivos traçados pelo professor. Cabe
às famílias garantir a frequência dos alunos, entender e apoiar os projetos
desenvolvidos junto ao AEE.
Nesse contexto o papel do professor do AEE é colaborar para o
envolvimento de todos, dentro e fora da escola que estejam ligados aos alunos
de maneira harmoniosa, facilitando assim o processo pedagógico de todos que
necessitam desse atendimento como apoio. O professor deve articular da melhor
maneira possível com todos para conhecer as necessidades de cada aluno
pertencente à sala de recursos multifuncional. A partir desse conhecimento o
professor deve ter um planejamento individualizado para cada atendimento. Seu
papel deve ir além do pedagógico para atingir seus objetivos. O professor deve
dispor de uma dose extra de sensibilidade e percepção para atingir seus
objetivos.
Além de seu papel colaborativo, o professor do AEE tem outras
atribuições como, organizar cronogramas de atendimento individual, relatos de
estudo de caso, controle de frequência e elaboração de materiais didáticos
acessíveis conforme a necessidade do aluno. Para garantir um bom atendimento na
sala de recursos o professor deve estar sempre em contato com inovações no seu
trabalho, lendo, estudando, pesquisando para oferecer o melhor aos seus alunos.
Diante do exposto, conclui-se que o planejamento e execução do mesmo
acontecem a partir do estudo de caso. A referida análise nos dá a exata
dimensão da importante do estudo de caso para o AEE. É a partir dos dados
coletados que o professor elabora as melhores estratégias e alternativas para
desenvolver o potencial de cada aluno. Sendo assim, o plano do AEE se torna um
documento importantíssimo para que a escola e a família acompanhem a evolução
do aluno durante o AEE.
Analisando o plano de AEE, percebemos o grau de dificuldade da leitura,
da escrita e do pensamento lógico matemático de cada aluno. O plano do AEE nos
permite compreender as possibilidades e desafios para superar ou minimizar
essas dificuldades. O professor do AEE e o da sala regular devem estar em constante
sintonia, visualizando o potencial do aluno e buscando em parceria ações
pedagógicas que façam sentido para o aluno, partindo de situações concretas
capazes de estimular seu interesse e aprendizagem.
BRASIL. Ministério da Educação.
Secretaria de Educação. Formação Continuada a Distância de Professores para o
Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Física. Brasília:MEC/SEESP,
2007.
Olá Maria josé!!
ResponderExcluirÓtimo texto!!
Realmente concordo quando você comenta que deve existir uma sintonia entre o professor do AEE e professor regente, para que realmente o aluno consiga se desenvolver e sentir-se incluído!!
O professor do AEE deve acompanhar o desenvolvimento do aluno e propor atividades de acordo com as dificuldades que ele apresenta!!
Abç,
Kely
Maria José, cara colega de curso!
ResponderExcluirTrês quesitos importantes e interligados citados por você no AEE: o papel do professor, Estudo de Caso e Plano de AEE. Simplesmente indissociáveis. O professor do AEE é o que articula tudo em busca de recursos, de um modo geral, para o aluno; o estudo de caso é o que dá norte sobre as reais necessidades e habilidades do aluno; e o plano de AEE o que vai acionar a tomada de atitudes e decisões em direção a essas necessidades e habilidades que devem ser trabalhadas para que sejam aprimoradas.
Abraços e bons estudos!
Marta Mello