domingo, 20 de outubro de 2013

Desenvolvimento e aprendizagem do aluno com Deficiência Intelectual

Profª Maria José B. S. Ortigosa T 26 a- Campo Grande MS
 O aluno com deficiência intelectual aprende quando estabelece conexões do novo conteúdo com conceitos já conhecidos. Nesse processo de construção, não ocorre uma simples associação, mas uma interação entre os conceitos pré-existentes e a nova informação. Os jogos educativos proporcionam desafios e gradualmente, possibilitam o desenvolvimento da percepção, atenção e memória do aluno.
 
DOMINÓ DE RETALHOS

CONTEÚDO: Desenvolvimento da coordenação motora, percepção, atenção e memória.
OBJETIVO: Estimular a motricidade, coordenação motora, discriminação visual de cores, habilidade manual, percepção tátil e visual.
DESCRIÇÃO: Pares de quadrado com retalhos lisos e de diferentes estampas. Um botão de um lado e uma casa do outro.
EXPLORAÇÃO:
- Esconder as peças em uma caixa. Cada participante tira duas peças. Se formar par fica na mesa se não, voltam para caixa.
- Dividir as peças em números iguais entre os participantes. Colocar uma peça virada para cima na mesa. Um de cada vez, procura entre suas peças uma que tenha o lado igual. Se tiver abotoa na peça da mesa, se não passa a vez. Ganha quem ficar sem peças na mão primeiro.


BRINCANDO DE SOMAR

CONTEÚDO: Números e Operações

OBJETIVOS: Compreender a ideia de juntar, acrescentar, adicionar.
Desenvolver a memória, concentração e raciocínio lógico matemático.

DESCRIÇÃO: Brincando com os números, o aluno aprende a somar.
Colocando as fichas numeradas com o resultado de adições no tabuleiro, o aluno desenvolve a memória e a habilidade de somar para encontrar o resultado que precisa. De forma dinâmica, a memória e o raciocínio matemático são desenvolvidos. 

EXPLORAÇÃO: O aluno escolhe três números aleatoriamente e coloca no tabuleiro como resultado da adição. Um de cada vez tira da caixa dois números que somando poderá chegar aos resultados. O aluno poderá utilizar palitos como apoio na soma. Ganha quem completar o tabuleiro primeiro.

O aluno não constrói significados a partir dos conteúdos de aprendizagem sozinhos, mas, em uma situação interativa, na qual os docentes têm um papel essencial, já que qualquer coisa que façam ou deixem de fazer é determinante para que o aluno aprenda ou não de forma significativa. (MEC, 2003, p.161).


3 comentários:

  1. Maria José, ótimas sugestões as suas!!! Estou também iniciando a confecção de um dominó gigante com caixas de leite. Estes materiais lúdicos prendem a atenção e fornecem inúmeras possibilidades tanto ao professor quanto aos alunos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei Maria José os jogos que você postou!! Muito bom, vou fazer também!!!
    Bjs!
    Kely

    ResponderExcluir
  3. Raciocínio em expansão! É através de atividades lúdicas que o aluno desenvolve o seu pensar. Muito interessante a sua proposta. Vou copiar.

    ResponderExcluir