sexta-feira, 9 de maio de 2014

TEXTO INFORMATIVO DIFERENCINDO SURDOCEGUEIRA E DMU


        Diferenciar a surdocegueira da DMU, nos faz observar as semelhanças existentes na elaboração das estratégias pedagógica adotados na sala regular e no AEE.  Dessa maneira denomina-se uma pessoa com surdocegueira aquela que apresenta perda de visão e da audição ao mesmo tempo. Surdocegueira não é deficiência múltipla, ela é deficiência única. Bosco, Mesquita e Maia se posicionam afirmando que:(2010,p.8),”surdocegueira é uma deficiência única que requer uma abordagem especifica para favorecer a pessoa com surdocegueira e um sistema para dar este suporte”.
         Por deficiência múltipla (DMU), denomina-se uma associação de deficiência, seja ela auditiva ou visual acompanhadas de outras deficiências de ordem física ou intelectual, ou de alguns distúrbios neurológico, emocional ou de linguagem, ou seja mais de uma deficiência associada.
         Alguns fatores de riscos que afetam as pessoas são  doenças como rubéola, sarampo, meningite, infecções hospitalares, gravidez de risco dentre outros.
Os alunos com surdocegueira e com deficiência múltipla apresentam desafios à escola e aos profissionais que nela trabalham.
         Eles apresentam necessidades de comunicação e posicionamento, seja ela em cadeira de rodas, cadeira comum ou em um colchonete, com o apoio desses materiais básicos, o professor deve apoiar o aluno em uma postura equilibrada, articulando seus movimentos motores e aperfeiçoamento viso motora.
         Segundo Bosco, Mesquita e Maia, 2010, p.11 “para que a pessoa possa se auto perceber e perceber o mundo exterior deve-se buscar a sua verticalidade, o equilíbrio postural, a articulação e a harmonização de seus movimentos; o aperfeiçoamento das coordenações viso motora, motora global e fina; e o desenvolvimento da força muscular”.
         Portanto na escola as necessidades iniciais foca no aspecto da comunicação, do posicionamento, na organização especial do ambiente e nos recursos pedagógicos para esses alunos.
A forma mais utilizada para a pessoa com surdocegueira ou DMU comunica-se é o tato.
Para acontecer à interação social e de comunicação, o professor deve usar algumas estratégias como, disponibilizar recursos favorecendo a comunicação verbal e não verbal utilizando registro simbólico como gestos, ler o movimento do corpo, a utilização da tábua de ressonância, entre outros, que serve como estratégia de intervenção.  
A comunicação é de fundamental importância na instituição escolar, e com os estudantes com surdocegueira e com DMU, deve-se focar neles toda dedicação, estudo e atenção por parte de todos os profissionais da escola.

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