quinta-feira, 5 de junho de 2014

RECURSOS E ESTRATÉGIAS EM BAIXA TECNOLOGIA PARA CRIANÇAS COM TGD

RECURSOS E ESTRATÉGIAS EM BAIXA TECNOLOGIA PARA CRIANÇAS COM TGD
Ampliação das formas de comunicação para alunos com Transtorno do Espectro Autismo (TEA)

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do desenvolvimento neurológico, que resulta em déficits social, na comunicação e interesses fixados e comportamentos repetitivos conforme a Associação Americana de Psiquiatria, 2012.
Inclui-se no TEA o transtorno autista (autismo), o transtorno de Asperger, o transtorno integrativo da infância e os transtornos invasivos do desenvolvimento sem outra especificação conforme a DSM-5.
De acordo com WING pessoas com autismo possuem déficit na comunicação e no desenvolvimento da linguagem apresentando por muitas vezes ausência de fala ou fala hiperformal.
Em virtude destes déficits há que se trabalhar de forma a pensar num sistema de comunicação alternativa, observando os interesses da criança, suas possibilidades, habilidades e os ambientes escolar, familiar e social de maneira a propor uma comunicação que leve a criança a estabelecer comunicação receptiva e expressiva.
Um bom recurso de comunicação alternativa são os cartões de comunicação os quais são confeccionados em formato de cartões com símbolos, figuras, fotos, representando um vocabulário variado e fácil de ser manuseado, além de ser portátil, podendo ser levado pela pessoa para todos os lugares, seja em argolas (como chaveiro), carteira de bolso e etc.
         Os cartões de comunicação podem ser utilizados como meio de comunicação receptiva e expressiva com crianças com autismo, desde que já tenha intenção de comunicar-se e que esteja na fase simbólica de comunicação.


Cartões organizados por tipos e cores (substantivos alaranjados, adjetivos azuis, verbos verdes, sujeitos amarelos, expressões sociais em rosa e miscelâneas em branco)



Os cartões de comunicação podem ser utilizados em vários ambientes de acordo com o contexto que a criança se encontra. As figuras escolhidas para os cartões devem ser o mais próximo possível da realidade da criança para que possa dar sentido e ver funcionalidade no seu uso.



Referências:

http://www.assistiva.com.br/ca.html


Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu texto.Ter a possibilidade de ampliar a comunicação através da CA é uma oportunidade maravilhosa.

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