Após a leitura do texto de Ítalo Calvino refletimos sobre o ideal de
escola inclusiva. Uma escola inclusiva é aquela que os alunos constroem o seu
próprio conhecimento partindo de sua capacidade e de suas potencialidades sem
perder o direito de expressar suas ideias. Uma escola inclusiva amplia a participação de todos os estudantes sem
segregação. A inclusão de fato e de direito só será possível com
uma prática sem padronização de modelos, onde cada aluno é considerado como
único.
Concluindo, é necessário entender
que o modelo padronizado citado por Ítalo Calvino deve ser abolido da nossa
prática diária, pois como ele mesmo diz “ele se depara face a face com a
realidade mal padronizável e não homogeneizável, formulando os seus “sins”, os
seus “nãos”, os seus “mas””.
O texto “modelo dos modelos” nos convida a repensar,
recriar, reinventar nosso fazer pedagógico, propondo ao aluno o desenvolvimento
de suas habilidades a partir de oportunidades criativas e instigantes,
principalmente no AEE, onde nunca encontraremos casos iguais. O professor só alcançará
seus objetivos com planos individuais, livres de modelos pré concebidos.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
CALVINO, Ítalo. O modelo dos modelos,
UFC, 2014.
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